Notícias

02 mai. 2022

Adblue: o que é?

O que é e como funciona o Adblue?

O AdBlue é uma solução aquosa de ureia (32,5% de ureia pura, 67,5% de água desmineralizada) que atua sobre os gases de escape dos motores de veículos pesados como conversor catalítico para reduzir as nocivas emissões de óxido de nitrogénio (NOx) gerados nos processos de combustão. 
 

Como surgiu e porque é tão importante?

O líquido Adblue surgiu como resposta ao controlo das emissões poluentes, pois a indústria automóvel procura responder de acordo com os novos protocolos originados das cimeiras ambientais.  

As normas Euro 6, que servem para limitar mais as emissões poluentes expelidas pelos automóveis, exigem aos fabricantes dos automóveis que desenvolvam e implementam tecnologias que promovam a redução dos gases poluentes e contaminantes.  

As marcas fabricantes dos carros a diesel desenvolveram o Adblue, para que este líquido reduza as emissões dos óxidos de azoto. O Adblue, que resulta da dissolução de ureia com água desmineralizada, é injetado diretamente no sistema de escape do veículo.  
 

Fácil e rápido de aplicar

O Adblue é fácil de ser aplicado e, normalmente, o bocal de enchimento está localizado junto à entrada do combustível, de lado, ou no lugar do pneu sobressalente.
O seu consumo depende de diversos fatores, entre eles, a temperatura de funcionamento do sistema, a temperatura ambiente do automóvel e as suas características. A estimativa de consumo é cerca de 1,5 a 2,5 litros por cada 1.000 km.  

É importante referir que, se planear fazer uma viagem mais longa, é necessário que encha o depósito, pois, caso fique vazio, o carro não irá arrancar. Contudo, todos os automóveis equipados com Adblue, têm um sistema de aviso no painel de instrumentos, de forma a notificar o condutor quando é necessário recarregar o depósito com este líquido.  


Vantagens para o seu carro e para o Planeta

O Adblue tem inúmeras vantagens, sendo que as principais são a sua fácil utilização e aplicação, os seus custos reduzidos (o seu valor por litro é de cerca de 1 euro e também existem jerricans à venda com 5 litros, caso procure uma opção mais económica) e a sua pegada ecológica.  




Mais Notícias ››